domingo, 15 de novembro de 2015

14 Junho 2014





Hoje foi o dia de celebrar o meu aniversário,  quarenta e seis, precisamente.
Não sou de grandes festas nestas coisas, talvez porque preferia cumprir os anos sem que se me notasse o passo do tempo fisicamente. Não me posso queixar muito, nesta idade nem se é novo nem velho, no entanto cada mazela fica mais difícil de superar.
Sim, hoje estou assim, queixinhas. Sempre fui, mas agora  mais.
Para não me queixar tanto, fui muito bem tratado hoje...sou todos os dias ....mas existe um olhar e um sorriso sempre em minha vida que por vezes se torna ainda mais especial e me enche o coração daquele não sei quê por definir que me faz querer seguir por este passeio fugaz que é a vida.
Amo, sem dúvidas, sem receios.
Vivo com incertezas sociais, como todo ser humano, que raramente está seguro.
Dia de decidir fazer algo mais, na verdade tornar realidade um objetivo antigo.
Decidi voltar à vida, estudar e fazer a licenciatura de marketing.
Talvez consiga, talvez não, mas farei o possível.

Aprender



APRENDER


Passou o tempo e não me dei conta que perdi oportunidades irrepetiveis.
Terá sido melhor assim, talvez, foi um tempo em que poderia ter aprendido mais , deveria ter estado mais centrado no que era o objetivo principal, os resultados finais dos semestres.
Deveria, sim, mas não foi assim, na realidade passei o tempo a viver o que sei que não se repetirá, para mim já parecia tarde, no entanto achei que a idade não me impediria de tentar. Na verdade, olho agora desde aqui, deste dia, para trás e não sinto arrependimento verdadeiro, vivi a entrada no ensino superior aos quarenta e seis anos com praxe incluída por vontade própria, embora tivesse algum percalce no entender de tal práctica, na fase inicial, talvez fosse a forma de me expressar, as maneiras de pensar dos mais novos, ao fim de contas e contas feitas, mais de vinte anos me separam dos restantes elementos da Academia, que assim aprendi a chamar à comunidade académica que exerce a práctica da praxe aos novos membros, sem que tal seja garantia de que o venham realmente a ser.


Aos que conseguem chegar a ser, parabens, foi o esforço individual que fez com que pertencessem a essa grande familia de amigos.

Eu consegui.
Aprendi muito sobre mim mesmo.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Amizades

De vez em quando encontramos uma pessoa pela qual sentimos amizade.
Então damos conta que estamos ai para essa pessoa, para ouvir possivelmente  para tentar apoiar nas suas decisões, ainda que saibamos que por dar esse apoio, possivelmente, deixaremos de ter a presença dessa amizade.

Conheci uma dessas pessoas, está a crescer, a ser ela própria, a tomar decisões que umas vezes vão ser erradas e outras acertadas, apoiei desde o início, seguirei estando aqui, para ouvir, para lhe dar força.

Sinto que vai ser feliz sendo por fim ela mesma.

Um dia que não parecia de despedida, ajudamos alguém e percebi que depois, seria a vez de ajudar se a si própria.

Sem nomes, sem mais apontamentos,
Fica uma foto que não público aqui.

Segue e vai à luta.
Tu consegues. Atrévete com todo o horizonte, não espreites apenas, vê.

Paulo Soares

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Escolhas

Escolhi, antes, depois e novamente.
A vida é feita de escolhas, eu escolhi.
Posso não conseguir fazer o que escolhi, todos os dias aprendo algo e todos os dias me falta algo por aprender.

Nem sempre se consegue fazer o que se quer.
Nem sempre se consegue fazer o que outros querem.
Nem sempre se pode fazer tudo, de esse modo, aprendi a escolher o mais importante ou o que me é permitido.
Vou até onde alcanço.
Aprendi hoje que desistir de algo não significa uma derrota, pode ser uma vitória. Para quem não sei.
Quando um ganha, outro perde, é assim.
Luto para estar nesta vida há tanto tempo que já não me incomoda a dor, a lágrima, quando é minha, apenas me incomoda a dor dos outros, por nada poder fazer para a evitar.
Aprendi hoje que é verdade, nunca fui muito diplomático, falo as verdades cedo demais, não sei ficar calado.
Escolho, por mim!
Escolhi acompanhar, escolhi fazer, escolhi estar, mesmo que não consiga chegar onde outros chegam, tento, mesmo quando é difícil de suportar, com o caracter que tenho, não me resulta fácil, mas escolhi, consegui livrar me do preconceito, dos prejuízos morais, das más atitudes. Todos podem escolher de forma diferente sempre, mas apesar de tudo, serão realmente capazes , as pessoas que me rodeiam, de escolher livres de preconceito? De realmente darem a mão?
Somos livres para escolher.
Eu escolhi. E tu?

Quando te livras tu de preconceitos e te preocupes em conhecer realmente as pessoas?

Podia ter sido

Podia ter sido em qualquer outro lado, mas não foi.
Cheguei a um sitio que se chama Valença, vai fazer 14 anos que aqui fiquei, porque assim o escolhi.
Podia ter sido em qualquer lado, mas não foi, podia dizer que foram as pessoas , as paisagens mas não, fui mesmo eu quem decidiu ficar aqui, nesta terra sem conhecer ninguém, precisava de me encontrar, de saber que me faltava fazer.
Escolhi mal, escolhi bem? Na altura não importava o sitio, apenas o sossego.
O tempo passou, do pouco que eu me sentia na altura, já não me quero lembrar, do importante que passei a ser na vida de algumas pessoas, não sei, apenas sei que algumas pessoas passaram a ser importantes para mim e quero manter isso na memória.
Fiz muitas coisas na minha vida, a mais importante foi viver e dar vida.
Nunca saberei ao certo, nunca terei certezas. Mas isso agora não importa mais.
O tempo passou, construi uma nova vida para mim, com as pessoas que me
mostraram gostar de mim, que viram dentro de mim quem sou, como sou, com virtudes, com defeitos.
Podia ter sido noutro lado, mas foi aqui, em Valença que me senti verdadeiramente feliz depois de muitos anos um pouquito perdido, encontrei o caminho que procurava.
Evoluir,aprender, recuperar o tempo é impossível. Já não sou jovem, ainda não sou velho, apesar de haver quem me trate como se tivesse 60 e apenas tenho 46.
Cumprir sonhos, esses sim posso tentar.
Podia ser noutro lado, talvez fosse mais fácil, mas não. Aqui em Valença decidi , uma vez que agora existe, desde há 12 para ser certo, uma Escola Superior, que me daca a oportunidade de fazer uma licenciatura. Podia ser noutro lado, afinal o exame que fiz podia ter feito noutro sitio, mais fácil, mais difícil, quem sabe?
Mas escolhi eu, apenas eu, que fosse en Valença, na ESCE, curso de Marketing, consegui. Estudei e fiz o exame, entrei com uma nota razoável, penso.
Senti que podia estar no sitio certo, ainda sinto.
Podia ser noutro lado, mas não, tem de ser ali, porque assim o escolhi. Assim o prometi e cumprirei.

domingo, 18 de maio de 2014

A árvore

Era uma arvore pequena, acabava de nascer. Na realidade ainda nem sabia que ia ser uma arvore.

Cresceu, cresceu e abrigou pássaros e insectos, entre tantos bichinhos que habitaram a árvore, houve um que ficou muito tempo, aí criou a sua família que também cresceu até que chegou um dia em que eram muitos.

Todos se alimentavam da árvore, e quanto mais comiam mais cresciam e se multiplicavam.

A árvore, viveu todo o tempo que pôde, mas foi enfraquecendo, aqueles bichinhos eram em cada vez maior número e ela não sabia como fazer para que se fossem embora, chamou pássaros para que os comessem mas era impossível, eram tantos e estavam cada vez mais dentro dela.

Aos poucos foi perdendo o brilho, as forças e a vida, deixou de conseguir alimentar se e os bichinhos já eram demasiados.

Já era tarde quando entendeu, não devia ter dado abrigo aos bichinhos, eram bichos da madeira, comiam madeira.

Também na vida dos humanos existem, algumas pessoas são assim, chegam, instalam se e quando se dá conta já é tarde.

Cuidado com os bichinhos, nunca se sabe, se ficam mais tempo do que outros, pensem bem.